Confira as melhores novidades do iOS 15

No início da semana, a Apple anunciou o sistema operacional iOS 15, na conferência para desenvolvedores WWDC21. Outros softwares da companhia também foram revelados no evento, como o iPadOS 15, macOS Monterey e o novo watchOS. Mas, as maiores novidades foram mesmo para o sistema do iPhone.

O novo sistema operacional dos smartphones da empresa chega para os consumidores apenas no outono do Hemisfério Norte, ou seja, a primavera do Hemisfério Sul, a partir do final do mês de setembro. Mas, a versão beta já ficará disponível no mês de julho. As principais mudanças são no FaceTime, mensagens e notificações.

Adobe lança versões de programas para Mac M1
WWDC 21: Apple indica que pode lançar MacBooks Pro com chip M1X
Quais as novidades do iOS que o Android já tem?
FaceTime
Com o FaceTime, a Apple espera tornar as videochamadas ‘mais realistas’, tornando o aplicativo um concorrente do Zoom e do Google Meet. Agora, o app conta com o áudio espacial, fazendo com que o som pareça sair de diversos lugares, seja nos fones ou em dispositivos alto-falantes.

Ainda será possível acrescentar filtros ao microfone, para bloquear ruído ou isolar a voz. O programa de videochamadas também vai permitir a visualização em grade para chamadas em grupo e modo retrato para focar a câmera. A melhor parte, porém, é convidar usuários de Windows e Android por link.

SharePlay
Através do FaceTime também vai ser possível assistir filmes e vídeos simultaneamente com amigos, ou mesmo fazer apresentações. A ferramenta se chama SharePlay. A mídia compartilhada é controlada por todos os participantes e também será possível enviar vídeos para dispositivos Apple TV.

Por enquanto, a lista de apps compatíveis é restrita, mas já tem HBO Max, Pluto TV, Disney+ e TikTok, por exemplo. A Apple trabalha para adicionar suporte a outros aplicativos na ferramenta.

WWDC21
As novidades foram anunciadas na conferência WWDC21. Créditos: Divulgação/Apple
Messenger
O aplicativo de mensagens nativo dos celulares da Apple passa a ter mais integração com outros programas, como Notícias, Apple Music, Safari, AppleTV, Apple Podcasts e Fotos. Ao receber um link, o usuário vai ver o endereço ser adicionado a uma nova lista. Também é possível fixar a URL.

Modo Foco
O modo ‘Não perturbe’ fará parte agora do modo ‘Foco’. O usuário poderá criar perfis diferentes na ferramenta, bloqueando notificações de determinados aplicativos e pausando recursos específicos. Alguns aplicativos ainda vão mostrar aos contatos que o usuário está com esse modo ativado.

Notificações
No iOS 15, as notificações de pessoas vão aparecer no topo da lista, ao invés de intercaladas com outras dos aplicativos. O iPhone também vai reter notificações de aplicativos com pouco uso.

Live Text
Será possível, no novo sistema operacional, reconhecer textos presentes em imagens com o Live Text. Desde notas escritas a mão até logotipos comerciais. Tudo é selecionável, podendo ser copiado e colado em outros aplicativos. Ele chegará, inicialmente, em sete idiomas.

Fotos
No aplicativo de Fotos, a edição das memórias fica melhor de customizar, com integração ao Apple Music. É possível pesquisar faixas específicas e alterar a vibe dos vídeos criados automaticamente pelo aparelho. Também será capaz de pausar e pular o vídeo com a música ainda tocando, e o vídeo em seguida se ajusta ao tempo.

Apple Wallet
Algumas novidades na carteira dos telefones, por enquanto, só estarão disponíveis nos Estados Unidos, como a vinculação da identidade. Mas, a Apple trabalha com fabricantes de fechaduras digitais para que as chaves sejam acrescentadas aos celulares, assim como cartões-chave de hotéis.

Maps
O aplicativo de navegação da empresa também ganhou uma série de novidades. Há filtros noturnos e informações de topografia. Ainda virão detalhes de trânsito, como como semáforos, faixas de ônibus e bicicletas, faixas de pedestres.

Rotas de transporte público podem ser marcadas como favoritas e o usuário receberá atualizações no Apple Watch. A empresa acrescentou ainda instruções de direção em realidade aumentada.

Via: Life Hacker

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *