Relâmpago atinge foguete Soyuz durante o lançamento

Parecia que ia demorar mais do que o cometa Halley, mas a sexta-feira chegou! E com ela, a hora de saber o que esse pequeno animalzinho chamado ser humano anda aprontando com essa vontade louca de saber o que acontece fora desse belíssimo Planeta Azul. Dá uma rodada aí pra baixo pra saber o que rolou no mundo da exploração espacial nessa última semana!

Caiu um relâmpago na Soyuz durante o lançamento

Como nós já havíamos contado para vocês aqui, o foguete russo Soyuz decolou do Cosmódromo de Plesetsk na última segunda-feira, dia 27 de maio, levando um satélite de navegação Glonass-M. Tudo deu certinho, mas uma coisa chamou atenção de quem acompanhou a decolagem: um relâmpago acertou a Soyuz em cheio enquanto ela subia rumo ao espaço. Nada de mal aconteceu com a estrutura, visto que ela já é preparada para isso, mas as imagens são ótimas:

Cosmonautas russos saem da ISS para andar no espaço e acham toalha presa na estação

Os cosmonautas Oleg Kononenko e Alexei Ovchinin saíram da Estação Espacial Internacional para dar uma voltinha no espaço na quarta-feira (29) e fazer um trabalho de manutenção, colocando corrimãos entre dois módulos da ISS e realizando trabalhos de pesquisa por cerca de seis horas. O curioso é que os cosmonautas removeram da estrutura externa da estação uma toalha (fãs de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” não vão estranhar o objeto no espaço) que foi largada lá por um outro russo há uns 10 anos. Agora, o Instituto de Assuntos Médicos e Biológicos da Academia Russa de Ciências vai analisar a toalha em busca de possíveis microorganismos habitando o tecido.

a

Os cosmonautas Oleg Kononenko e Alexei Ovchinin passeando no espaço

Módulo de Israel que ia para a Lua e se perdeu pode ter sido encontrado

Há cerca de um mês, Israel lançou um módulo que tinha como destino a Lua, onde vários experimentos científicos iriam acontecer. O problema é que o módulo apresentou defeitos e perdeu o controle, indo se espatifar na Lua. Agora, responsáveis pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter acreditam ter flagrado o ponto no nosso satélite natural onde o módulo foi parar. Na imagem abaixo, a mancha escura no centro pode indicar o ponto de queda do módulo israelense.

a

A sonda israelense perdeu o controle e caiu na Lua

Fonte: Tecmundo

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *